Familiares e Amigos

Familiares &Amigos

Na maioria das cidades, estão florescendo os grupos de JOG-ANON. Estes grupos são formados por homens e mulheres, que são maridos, esposas, parentes e amigos de Jogadores Compulsivos. Eles buscam uma maneira de conviver com o problema, modificando suas próprias vidas. Isto pode ser alcançado através do:

a- Crescimento espiritual através da prática diária dos 12 Passos de Recuperação de JOG-ANON.

b- Empenho para proporcionar estímulo e compreensão ao membro de JA em casa.

c- Acolhimento e conforto aos familiares de jogadores compulsivos.

Os membros de JOG-ANON passam a entender que ao ingressar em JOG-ANON eles ajudam a si mesmos, e não deveriam ingressar com o propósito de forçar ao Jogador Compulsivo a participar de JA. Na realidade, quando a família começa a entender o problema e freqüenta JOG-ANON regularmente, cedo ou tarde o Jogador chega a JA. Em virtude da diminuição das tensões no lar, e porque ele/ela percebe que se os princípios espirituais têm funcionado para os seus familiares, também podem funcionar para si mesmo. Entretanto, aconselha-se aos familiares, que não esperem por este afortunado resultado. É importante que venham para o JOG-ANON a fim de encontrar uma nova maneira de viver para si mesmos.

Como acontece com JA, somente a participação de membros é geralmente aceita, mas em casos excepcionais, o grupo de JOG-ANON convida um membro de JA para falar a seu grupo.  Isto se constitui em um acontecimento especial.  Existem vários folhetos de JOG-ANON disponíveis que descrevem suas atividades e objetivos de maneira mais detalhada. Estes estão disponíveis por solicitação ao Escritório Nacional de Serviço de JOG-ANON. Jog-Anon já existe há vários anos e não está diretamente filiado ao JA, embora a cooperação seja essencial e consistente. JA não mantém JOG-ANON e nem vice-versa.

As tentativas os erros resultaram em uma grande experiência para todos os membros de JA interessados em manter o bom funcionamento de um grupo de JA. Com o passar do tempo, precisamos continuar a compartilhar nossas experiências, energias e esperanças uns com os outros, à medida que trabalhamos para que o grupo seja cada vez mais eficiente em levar uma mensagem de esperança aos que necessitem de nossa ajuda. Novas técnicas precisam ser exploradas e ampliadas, ou algumas vezes, abandonadas, porém é este desejo de considerar as novas idéias e novos conceitos que manterá sempre, vigorosa e forte, a nossa Irmandade de Jogadores Anônimos. Utilizando o princípio de objetivos sem limites, podemos estar seguros de continuar progredindo.