História

“Ninguém fala em nome de Jogadores Anônimos. Dentro dos nossos princípios, na imprensa, rádio, filmes e televisão, precisamos manter o anonimato pessoal, pois o anonimato é o alicerce espiritual de toda nossa Irmandade.”

Ao longo da História, indescritíveis sofrimentos e humilhações foi a sina de milhares de homens e mulheres, devido à sua adicção ao jogo. Em nossos dias, com a formação da Irmandade de Jogadores Anônimos, abriu-se uma nova e brilhante página na luta contra essa doença insidiosa.

A Irmandade de Jogadores Anônimos surgiu de um encontro casual entre dois homens no mês de janeiro de 1957. Estes dois homens tinham uma história verdadeiramente frustrante e cheia de problemas e sofrimentos causados pela obsessão pelo jogo. Os dois começaram  a se reunir regularmente e à medida que os meses se passavam nenhum deles voltou a jogar.

Eles concluíram, através de suas discussões, que para evitar uma recaída era necessário fazer algumas mudanças profundas de caráter. A fim de alcançar essas mudanças utilizaram certos princípios espirituais como orientação, que já haviam sido utilizados por milhares de pessoas que estavam se recuperando de outros hábitos compulsivos. Além disso, a fim de manter sua própria abstinência eles achavam que era crucialmente importante que levassem a mensagem de esperança a outros jogadores compulsivos.

Como resultado de uma publicidade favorável feita por um colunista de prestígio de  um jornal  e um comentarista de televisão,  o primeiro encontro do Grupo de Jogadores Anônimos ocorreu em uma sexta-feira, no dia 13 de setembro de 1957, em Los Angeles, Califórnia. Desde aquele dia, a Irmandade tem crescido e novos grupos são formados em todo o mundo.

A primeira expansão de Jogadores Anônimos ocorreu quando uma mulher de San Francisco fez contato com Jogadores Anônimos, em Los Angeles. Devido ao problema de jogo de seu marido, haviam-se separado e ela estava morando com seus pais, em Los Angeles. Depois de ir a uma reunião de Jogadores Anônimos, ela teve a certeza de que seu marido poderia recuperar-se com a ajuda de Jogadores Anônimos. O marido veio de avião de San Francisco a Los Angeles (com dinheiro emprestado) e, depois de participar de uma reunião de Jogadores Anônimos, voltou a San Francisco com sua família, para iniciar o primeiro Grupo do Norte da Califórnia.

Pouco tempo depois, foi dado o início à terceira área, quando quatro membros do setor de Los Angeles viajaram a Las Vegas, para começar um grupo. Tendo estado em Jogadores Anônimos e livres do jogo por 18 meses, eles próprios puderam arcar com as despesas da viagem.

Resultantes dos grupos originais de Los Angeles e San Francisco, agora existem grupos em muitas cidades dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Grã-Bretanha, Uganda, Israel, Argentina e outros países pelo mundo todo.

No Brasil, a primeira reunião de Jogadores Anônimos ocorreu no Rio de Janeiro – RJ,  no dia 23 de março de 1993.